pt en
voltar

Notícias

18 de Julho de 2019

Projeto Embrulha. evita que mais de 9,50 t de alimentos fossem desperdiçadas em Matosinhos e no Porto!

LIPOR em parceria com o Município de Matosinhos e do Porto continuam a alargar o Embrulha., um projeto direcionado aos restaurantes e aos seus clientes, com o intuito de reduzir a fração alimentar nos resíduos urbanos produzidos nestes Municípios.

Durante o primeiro semestre de 2019 distribuíram-se 25 800 embalagens ecológicas para as sobras alimentares dos clientes de 72 restaurantes da cidade de Matosinhos e do Porto. Com o envolvimento de funcionários e clientes evitou-se que 9,58 t de alimentos fossem parar ao caixote do lixo e que se evitassem 2,01 t de emissões de CO2 equivalente.

O projeto tem demonstrado que a disponibilização e divulgação de uma embalagem gratuita para as sobras alimentares é uma forma simples de contribuir para a minimização de um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta atualmente.

Embrulha. encontra-se inserido na estratégia de Prevenção da Lipor em curso, em particular na redução da produção de biorresíduos. Assim, considerando a relevância que a Prevenção assume na gestão de resíduos, a LIPOR no âmbito da sua Gestão Integrada de resíduos e associada ao seu modelo Circular de Negócios, desenvolve três questões fundamentais: a alteração de processos para a eliminação dos resíduos na produção, a redução dos resíduos na fonte potenciada por mudanças de mentalidade e a reutilização dos produtos como forma de poupança (em termos ambientais e económicos).

Disponibilizar embalagens para as sobras alimentares e informar os clientes desta opção é uma forma simples de reduzir o desperdício de alimentos e de mudar comportamentos e atitudes. Tem um restaurante e gostaria de aderir ao projeto? Tome a iniciativa e contacte-nos! Faça já parte desta rede!

Quem não come tudo, Embrulha.


Download (293KB)
      Comunicado de Imprensa
voltar
Ver locais de deposição Ecofone 800 200 345 Ecolinha 800 200 254