Destaques da atividade Internacional LIPOR em 2020

Em 2020, a LIPOR manteve relações comerciais e de prospeção com 27 Países. Apesar da crise pandémica que se instalou em Portugal e no Mundo no início do ano de 2020, a atividade internacional da LIPOR não parou.

2020 foi o ano do arranque da implementação dos Projetos na Tunísia, tendo a LIPOR iniciado a prestação de serviços relativa a dois Projetos - "Educação formal em educação para o Desenvolvimento Sustentável”, que consistiu na formação de inspetores tunisinos e "Implementação de ações sustentáveis para a mudança de comportamento dos jovens (estudantes), em relação à gestão sustentável dos resíduos” com a implementação da recolha seletiva em 400 escolas tunisinas. Foi ainda preparado o Projeto "Implementação de um Sistema de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos”, que transitou para 2021.

Foi ainda o ano em que se iniciaram interações com a Argentina e se prepararam Projetos a ser implementados neste Mercado em 2021.

A convite da ABREN - Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos e da FGV - Fundação Getulio Vargas, uma prestigiada instituição de ensino do Brasil, a LIPOR integrou o MBA executivo em Administração: Recuperação Energética e Tratamento de Resíduos, ao disponibilizar a participação 4 professores convidados, consultores da LIPOR.

Foi aposta da LIPOR a elaboração de um Business Case / Estudo de Caso para alavancar as relações da LIPOR com instituições de referência, nomeadamente com a BMD – Banca Multilateral para o Desenvolvimento, e neste domínio muito especificamente com o BID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento, com a Comissão Europeia e demais Entidades.

Decorreu ainda uma Conferência Internacional e a Conferência Final do Projeto Res2Valhum onde a LIPOR organizou e moderou uma sessão plenária e contou com preleções sobre a sua Estratégia de Valorização Orgânica.

De referir ainda que face ao ano anterior, a LIPOR registou um incremento na ordem dos 75% no que respeita a submissões de Manifestações de Interesse e de 50% em relação à apresentação de Propostas.

Foi ainda efetuada uma revisão aos Mercados Alvo da LIPOR, alterada a logomarca associada à atividade internacional da LIPOR e otimizados os Modelos de Candidaturas a Projetos.

Com o intuito de uma melhor preparação dos Consultores da LIPOR para os desafios internacionais, foi preparada uma Formação de Comércio Internacional, à medida das necessidades LIPOR, por uma entidade externa, para os Consultores LIPOR que integram a Bolsa de Consultores internacionais da LIPOR.

Este foi o ano em que o digital e o on-line foram postos à prova, mas também o ano em que foram superadas todas as expectativas a este nível. A capacidade de resiliência e adaptação foi fundamental para manter ao mais alto nível a atividade internacional LIPOR.

A estratégia de promoção internacional foi transformada, tendo a presença em grandes eventos internacionais, feiras e missões da especialidade sido substituída por webinars, fóruns on-line e múltiplas reuniões de trabalho.

A Estratégia de Internacionalização da LIPOR tem por base a prestação de serviços de consultoria técnica e especializada em contexto internacional.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi