11 Fev
Uma abordagem inovadora sobre os biorresíduos: LIPOR e ACR+ promovem visita dos Projetos HOOP e FER-PLAY
Nos dias 27 e 28 de janeiro, a LIPOR e a ACR+ promoveram uma visita de estudo dos Projetos HOOP e FER-PLAY, dois projetos do Horizonte Europa, com o objetivo de explorar abordagens inovadoras na recolha de resíduos alimentares, gestão centralizada e descentralizada de biorresíduos e produção de composto e outros produtos de base biológica.
Foram apresentados os dois projetos e respetivos resultados, seguidos de uma discussão plenária sobre a aceitação de produtos de base biológica. Foram também realizadas visitas técnicas à Central de Valorização Orgânica, Centro de Experimentação da LIPOR, Unidade de Microdigestão, Parque de Compostagem de Verdes de Laúndos, recolha seletiva na zona histórica do Porto e compostagem comunitária.
Assim, a visita proporcionou uma experiência em primeira mão em soluções para a gestão de biorresíduos e recolha seletiva em centros históricos, e um ambiente de partilha de conhecimento e boas-práticas, para uma gestão de recursos mais circular em toda a Europa. Contando com contributos do CETENMA, ITENE, Porto Ambiente - Empresa Municipal de Ambiente do Porto, E.M., LIPOR e ACR+, o grupo incluiu representantes de entidades ligadas à gestão de resíduos e economia circular, vindos de Portugal, Itália, Polónia, Países Baixos, Malta, Croácia e Estónia.
O projeto Fer-Play visa promover a adoção de fertilizantes circulares, ou seja, fertilizantes produzidos a partir de biorresíduos e lamas. O projeto já documentou várias cadeias de valor diferentes, apresentadas numa única base de dados, e avaliou o potencial de sete cadeias de valor específicas. Um aspeto fundamental foi o envolvimento das partes interessadas, nomeadamente produtores, utilizadores finais (agricultores) e administração pública, com o objetivo de promover a utilização de fertilizantes circulares a nível local e regional. https://fer-play.eu/
O Projeto HOOP, Urban Circular Bioeconomy Hub, é uma iniciativa europeia financiada pelo Programa Horizonte 2020 que conta com um consórcio de 23 parceiros de 10 países europeus. O HOOP visa fornecer Assistência ao Desenvolvimento do Projeto (PDA, Project Development Assistance) a um grupo de oito regiões Farol, dotando-as dos conhecimentos administrativo, técnico, económico, financeiro e jurídico necessários para desbloquear investimentos concretos e desenvolver iniciativas de bioeconomia ao nível local. https://hoopproject.eu/