Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
"A atividade, o investimento e a inovação empresariais privadas são dos mais importantes motores da produtividade, do crescimento económico inclusivo e da criação de emprego. Reconhecemos a diversidade do setor privado, desde as microempresas a cooperativas multinacionais. Exortamos as empresas a aplicar a sua criatividade e inovação para resolver os desafios de desenvolvimento sustentável.”
Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável
O Compromisso da LIPOR
Transformamos o nosso mundo!
Porque assumimos o desafio da sustentabilidade e nos comprometemos com as prioridades globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integramos estas metas nas nossas atividades e estratégias.
O nosso envolvimento traduz-se em ações concretas: promovemos a prevenção do desperdício alimentar, a gestão responsável de resíduos, a eficiência energética e o uso de energias renováveis, a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, a igualdade de género e condições de trabalho dignas, a inovação tecnológica, a proteção da água e a gestão sustentável das operações. Paralelamente, reforçamos a integridade, a transparência e o relacionamento com parceiros estratégicos, garantindo o alinhamento contínuo com os ODS e o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Apresentamos, a seguir, a interligação da nossa Estratégia aos diferentes ODS.
2 – Erradicar a fome
A rede de hortas urbanas promovida pela LIPOR contribui para a produção alimentar local e sustentável, disponibilizando áreas cultiváveis à comunidade e incentivando práticas agrícolas responsáveis.
5 – Igualdade de género
A promoção da igualdade de género garante oportunidades equilibradas, valoriza competências e reforça a diversidade na liderança, monitorizando a proporção de mulheres em cargos de gestão.
6 – Água potável e saneamento
A LIPOR trata de forma segura o volume de águas residuais industriais e reduz a deposição em aterro, enquanto promove a proteção dos cursos de água nos municípios onde atua, destacando-se o Projeto de Valorização do Rio Tinto e do Rio Leça.
7 – Energias renováveis e acessíveis
A promoção da utilização de energias renováveis no consumo total e a otimização da intensidade energética nas operações permitem garantir eficiência no tratamento de resíduos e contribuir para a transição para fontes mais limpas.
8 – Trabalho digno e crescimento económico
A LIPOR garante condições de trabalho seguras, remuneração justa e igualdade de género, monitoriza acidentes laborais e respeita os direitos de associação dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho digno e sustentável.
9 – Indústria, inovação e infraestruturas
O investimento anual em novos produtos e serviços fortalecem a capacidade de inovação e modernização das operações.
11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Espaços como o Parque Aventura, Casa do Corim e a Academia LIPOR contribuem para o acesso público a áreas regeneradas e para a capacitação em temas ambientais. Paralelamente, a LIPOR monitoriza a produção de resíduos e controla as emissões das suas centrais de valorização, promovendo operações mais sustentáveis e comunidades com melhor qualidade ambiental.
12 – Produção e consumo sustentáveis
A LIPOR promove a prevenção na produção de resíduos, o combate ao desperdício alimentar e fomenta a reciclagem, enquanto reforça a capacitação ambiental através da Academia LIPOR, alicerça a cultura na Casa do Corim e de certificações como o Coração Verde. Critérios de sustentabilidade integram-se também nas compras públicas, bem como, na publicação anual do seu relatório integrado.
13 – Ação climática
A redução da pegada carbónica e o controlo das emissões de gases com efeito de estufa são prioridades para a LIPOR, promovendo operações mais sustentáveis e contribuindo para a mitigação das alterações climáticas.
15 – Proteger a vida terrestre
A monitorização da biodiversidade e a renaturalização de áreas através do Programa Metro² reforçam a proteção de ecossistemas, enquanto projetos financiados contribuem para conservar espécies e restaurar habitats.
16 – Paz, justiça e instituições eficazes
A formação em anticorrupção abrange todos os colaboradores, prevenindo casos de conduta inadequada, enquanto a monitorização da satisfação de clientes e parceiros garante transparência e eficácia na gestão das relações institucionais.
17 – Parcerias para a implementação dos objetivos
A monitorização dos indicadores que contribuem para as metas dos ODS reforça a cooperação com parceiros estratégicos e potencia a implementação eficaz de projetos sustentáveis na organização.
A LIPOR associou-se à iniciativa do BCSD Portugal para a promoção dos ODS, apresentando alguns dos casos de estudo e projetos que tem desenvolvido em correspondência com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Estes casos de estudo podem ser consultados na página: www.ods.pt.