Redução e Reutilização de Têxteis

Atuamos como catalisador da mudança.

Os têxteis são fundamentais para a nossa sociedade, fornecendo-nos inúmeros produtos para uso pessoal (roupa, calçado) e para utilização nas nossas casas e noutros edifícios  (tapetes, cortinas, móveis).

A indústria têxtil emprega milhões de pessoas em todo o mundo e contribui significativamente para a economia mundial. No entanto, a produção e o consumo  de têxteis causam impactos ambientais, climáticos e sociais significativos.

Ao longo das últimas décadas, na Europa, a queda dos preços do vestuário, aliada ao marketing e ao aumento do poder de compra, originou um aumento da compra de roupa. A fast fashion – caracterizada por rápidas mudanças nas coleções e nas tendências de moda, promove o aumento do consumo, ao mesmo tempo que reduz a vida útil das peças de vestuário. 

Segundo a Agência Europeia do Ambiente:

  • Na Europa, o setor emprega 1,7 milhões de pessoas e os europeus consomem em média 26 kg de têxteis por pessoa por ano e descartam cerca de 11 Kg de têxteis por pessoa por ano.
  • A cadeia de abastecimento de vestuário, calçado e têxteis-lar na União Europeia, na perspetiva do consumo é a quarta mais elevada em termos de utilização de matérias-primas primárias e água (depois da alimentação, habitação e transportes). É a segunda mais elevada ao nível do uso do solo e a quinta mais elevada em termos de emissões de gases de efeito estufa.
  • Grande parte dos impactos relacionados com o consumo de roupa, calçado e têxteis-lar na Europa ocorre noutras regiões do mundo, onde se processa a maior parte da produção. É o caso de 85% do uso de matérias-primas primárias, 92% do uso da água, 93% do uso do solo e 76% das emissões de gases de efeito estufa.
Deste modo, pretendemos atuar como um catalisador de mudança, empreendendo ações em prol da redução do desperdício  e  da reutilização dos têxteis, minimizando a produção de resíduos. Em simultâneo, queremos consciencializar e sensibilizar a Comunidade para a adoção de boas práticas e a aquisição de hábitos de consumo sustentável e consciente da moda.

É tempo de agir. Entre na moda... sustentável!


T-Circular

O Consumidor como parte ativa na Circularidade dos Têxteis

A iniciativa T-Circular - "Têxtil-Circular" - foi lançada com o objetivo de ajudar a mudar a forma como os Consumidores compram, utilizam e descartam as suas peças de vestuário.

Desenvolvida em parceria com a Lady in Green , pretende dar ao Cidadão meios que lhe permitam fazer escolhas mais conscientes e adotar hábitos sustentáveis, poupando mais e beneficiando a sustentabilidade. 

Como é claro, neste ciclo do vestuário, há um enorme potencial em termos do que cada um de nós pode fazer como Consumidor. O T-Circular disponibiliza informação e dicas para ajudar as pessoas a refletir sobre a forma como compram utilizam e descartam as suas peças de vestuário, incluindo opções para a reutilização e reciclagem das mesmas:

  • Prolongamento da vida útil das peças de vestuário;
  • Organização do roupeiro;
  • Redução do impacto ambiental ao longo da utilização das roupas;
  • O que fazer às roupas que não queremos.
Cada um de nós pode integrar estas práticas de circularidade no dia-a-dia, tornando o consumo sustentável da moda, cada vez mais, uma tendência!


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi